A Aviação Regional no Brasil é um tema em alta e ainda não conta com uma uniformidade de "pensamentos".
No intuito de colaborar com a discussão sugiro o excelente Artigo apresentado no XXVII ANPET (Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte), que foi realizado em Bélem (2013).
Boa leitura, vale muito a pena!!!
Por: Roberta de Roode Torres e Licínio da Silva Portugal (UFRJ)
RESUMO
Os aeroportos regionais distribuem o tráfego entre aeroportos menores ou localidades com baixo e médio potencial para aeroportos maiores. Quando esses aeroportos não recebem os devidos estímulos e investimentos para a sua viabilização eles deixam de operar e o tráfego é transferido para aeroportos maiores, para à aviação geral ou até para outros modais. Além de limitações financeiras e políticas, quantificar a importância de um aeroporto não é fácil. Para estudar esses aeroportos é preciso classificá-los e entender suas características específicas, muito embora saiba-se que não existe uma regra mundial sobre quantos aeroportos cada país deve ter. Para isso foi feita uma busca na literatura e nos órgãos reguladores onde foi possível inferir que a tríade “função + potencial de tráfego + oferta”, analisada em conjunto, proporciona condições de caracterizar um aeroporto como regional ou não.
Para ter acesso ao artigo complete: http://goo.gl/CgQfUH
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