18.5.15

Especialista em segurança informática acusado de aceder (*ter acesso) a comandos de avião


Roberts argumenta que só quer melhorar a segurança das aeronaves, mas diz que dada a situação atual foi aconselhado a não dizer muito.

Um especialista em segurança informática que no mês passado foi proibido de voar pela United Airlines está agora a ser investigado por alegadamente ter acedido aos comandos de vários aviões nos últimos anos, em voos em que foi passageiro.

Chris Roberts, da empresa One World Labs, terá assumido o controlo sistema do avião através do sistema de entretenimento pessoal, ligando o seu portátil através de um cabo ethernet modificado, segundo um mandato de busca do FBI, divulgado pela canadiana APTN News e pela Wired.

De acordo com a agência federal norte-americana, terá sido o próprio Roberts a admitir que pirateou os sistemas de aviões 15 a 20 vezes nos últimos anos. O especialista em segurança informática ainda não foi acusado formalmente.

Roberts foi, aliás, banido de um voo da United Airlines em abril, depois de ter publicado uma mensagem, na rede social Twitter, em que dizia ser capaz de aceder aos comandos do avião. Ontem voltou a dizer que só quer melhorar a segurança das aeronaves, que investiga há seis anos, mas que dada a situação atual foi aconselhado a não dizer muito.

O hacker já tinha dito à revista Wired que tinha conseguido aceder a redes de aviões, mas na altura afirmou que não tinha feito nada além de explorar o sistema. AO FBI terá dito que pelo menos uma vez deu mesmo uma ordem para o avião subir.

Segundo a Wired, a reação dos seus pares tem sido muito crítica. Embora alguns questionem se o hacker conseguiu realmente dar ordens ao avião, a reação tem sido de choque.

Nenhum comentário: